quarta-feira, 20 de maio de 2009

Na conferencia de segurança pública.

A etapa municipal da conferencia nacional de segurança pública ocorreu no dia 15 e 16/05 no auditório da UNAERP Guarujá.
O Intuito do encontro era discutir soluções para o setor, apontar os desafios e eleger o representante da sociedade civil e do poder público para representar a cidade na e tapa nacional. Pois bem, o pouco da sociedade civil presente, não sabia das regras da eleição e não sabia atemática da conferencia, ou seja, estava tudo pronto, bem esquematizado, desde o inicio já estavam eleito os representantes. Parabéns porque se organizaram, e fizeram a lição de casa. O principal assunto não é esse, discutiram problemas da segurança, levantaram propostas como levar a policia a comunidade, ai eu pergunto como levar a policia a comunidade? A comunidade criou a sua própria segurança, com suas próprias leis. Por exemplo, o ladrão rouba na favela, adivinha o que acontece com ele? Se não cortarem as mãos dele ele sairá ganhando, mais não irá se livrar de uma baita surra. O crime organizado dá assistência social às famílias nas comunidades, cestas básicas, leites, alimentação, alem disso financia escolinhas de futebol. Inteligentemente fazem isso, de forma com que a população se sinta protegida e amparada por estas ações, não permitindo a aproximação da policia, que é paga com dinheiro público para fazer a segurança da população. Alem disso é criada uma mentalidade no povo que a polícia é violenta e isso é comprovado em e estudos já realizados que diz, que a forma da policia abordar na favela é mais agressiva do que nos bairros nobres.
Integrar sociedade civil e policia não é uma tarefa fácil, pois envolve $$$ dinheiro e poder, poder de ter controle de uma comunidade e deliberar sobre punições e regras, agora cabe a sociedade aceitar ou não isso, ai vem denuncias de corrupção dentro da policia, a sociedade por sua vez não aceita e prefere optar por uma segurança mais próxima, que fica bem ao lado deles, e não paga impostos pelo serviço, a única exigência é manter a região tranqüila para que possam trabalhar e comercializar entorpecentes que é de onde vem o dinheiro do trafico.
A sociedade civil tende se interessar em aprender sobre a vida, estudar mais, ter visão critica identificar as causas dos problemas, acima de tudo, a sociedade precisa deixar de lado os valores financeiros, grande maioria é corrupta, por tanto o legislativo não deixa de ser um espelho da sociedade e também se torna corrupto, pois lá e está os representantes do “povo” eleitos democraticamente através do voto.
Por tanto a meu ver o problema é que não vem sendo feitas políticas públicas neste sentido, a sociedade é soberana na democracia, não pode se esquecer disso, atuar de forma mais fiscalizadora do que os próprios legisladores, identificar políticos sérios que tenha espírito público e trabalha realmente este seria o início da transformação social.

2 comentários:

  1. Leandro, o que espanta é saber que o Governador de SP é do PSDB. Ele não pensa como vc?
    Precisamos de mais ação do que conversa mole e fiada. Junte-se aos CONSEGs e faça sua parte efetiva. Só criticar não adianta. Não me lembro de ter visto vc nas prévias da 1a. CONSEG...
    Por onde andavas???

    ResponderExcluir
  2. Eu Gostaria de ter participado das prévias, mais infelizmente eu não fiquei sabendo, data, local e nem horários. Sim sou do PSDB, ser do mesmo partdo do Governador não implica em pensar igual a ele, as idéias e pensamentos podem ser divergentes é natual isso, alias eu penso que isso é muito saudavel para o Crescimento do Partido.
    Por onde eu andavas; Provavelmente Trabalhando!
    Se possivel públique neste blog ou em outro lugar informações sobre eventos deste tipo.
    abraços

    ResponderExcluir